BLACK MIRROR

12:55:00


Já disse que não sou muito fã de series internacionais. Sou muito mais dos filmes, em geral. Mas acontece que algumas series caem no meu gosto. E ultimamente tem acontecido com frequência. Aconteceu com Stranger Things, produção da Netflix, e tempos atrás a mesma empresa me surpreendeu de novo com Black Mirror, que estreou em 2011 mas que só fui descobrir neste ano.

A série é composta de episódios independentes entre si (talvez isso que tenha me atraído tanto, por não ter “embromaixan”), porém são unidas pela tecnologia e jogos psicológicos. A primeira e a segunda temporada já foram lançadas, cada uma com 3 episódios.

Resolvi resenhar alguns episódios aleatórios das duas primeiras temporadas:

The Entire Strory of You ( Segundo episódio da 1º Temp)

Conta a história de uma sociedade que pode ou não usar um micro-chip que concede aos olhos filmar o cotidiano ou datas especificas, rever fatos ocorridos na vida com zoom e pausa. Além de poder fazer leitura labial e de projetar suas memórias para que todos ao seu entorno possam ver. Enfim, uma tecnologia pra lá de avançada.

Liam(Tobby Kebbel) protagoniza o episódio com um ciúmes excessivo, causado após um jantar em que presencia comportamentos suspeitos de sua mulher, Ffion (Jodie Whittaker). E é através, literalmente, de seus olhos e de todos os apetrechos que o micro-chip possui, que ele analisa fato por fato e chega a conclusão se sua mulher é ou não fiel, como se diz, no relacionamento.

A grande questão deste episódio é: Você escolheria ter este micro-chip? De poder rever sua memória com fatos que marcaram a sua vida? De descobrir acontecimentos com uma análise de detalhes, que poderiam tanto te fazer bem quanto mau? Pois já não diria Maura Watan que o segredo da felicidade é o esquecimento?




White bear (Segundo episódio da 2º Temp)

A história começa com uma mulher negra, Victoria (Lenora Crichlow), que desperta em um quarto de uma casa, sentada e amarrada em uma cadeira com uma intensa dor na cabeça. Ao sair da casa ela começa a ser perseguida por algumas pessoas mascaradas que querem matá-la. Enquanto isso, outros moradores da cidade apenas observam e a filmam ser perseguida; Victoria pede ajuda, mas eles negam-se a ajuda-la e demonstram satisfação de ver tudo aquilo acontecendo. E tudo acaba virando um show, de terror! 

Este foi o episódio que mais me deixou balançada. E se faz muito atual, trazendo as questões das mídias sensacionalistas (da-lhe Datena e afins) que ganham cada vez mais adeptos. Uma comunidade que se forma com mais celulares em mãos e com menos consciência e humanidade. 




Be Right Back (Primeiro episódio da 2º Temp)

Um jovem casal formado por Marta (Hayley Atwell) e Ash (Domhnall Gleeson) são divertidos e bem entrosados, porém, Ash tem um vício em seu celular, o que traz várias advertências de sua mulher. O habito condiciona a um desastre, que de fato acontece, um acidente de carro fatal. Marta desamparada e grávida de pouco tempo recorre a uma tecnologia da pele/corpo sintético idêntico ao seu namorado falecido.

O episódio não é dos melhores de toda a série, mas como sempre traz questões pertinentes.

Quantos parentes encontramos que são viciados em celular, que no meio de uma conversa te deixam falando sozinho para responder outra pessoa no celular, que ignoram o fato do convívio social e se fecha cada vez mais no mundinho social? Quantos?

Outro ponto são aquelas pessoas que ou perdem ou terminam um relacionamento e não conseguem viver sem alguém ao lado. A solidão chega a dar fadiga. E com o desespero logo se envolvem com outra pessoa, semelhante, mesmo amando ainda o antigo parceiro, para uma simples substituição. Mesma cor do cabelo, mesmo estilo de roupa, mesmo gênio, mesmos gostos... E no fim será que dá certo essa substituição?! Será que o amor próprio e saudação ao “eu sozinho” as vezes não cai bem?





No dia 21 de outubro será lançada a terceira temporada e seguirá o mesmo esquema das temporadas anteriores. No total serão 12 episódios, porém só serão liberados nesta data, 6. E já tem trailer para aguçar sua curiosidade!

(Todos os direitos reservados a Netflix)

You Might Also Like

0 comentários