PÃO E CIRCO

20:34:00

Luzes. Lona grande e redonda. Crianças. Palhaços espalhados. Três filas para a compra de ingressos. Famílias inteiras, arrumadas e perfumadas. Dinheiro entra e dinheiro sai dos caixas. Vários risos. A empolgação é notada a quilômetros. Degraus, depois uma passagem e logo a nostalgia infantil me invade. Entrei no circo e fiquei arrepiada.
                                           
Em tempos de crise e desgraças mundanas, fui ao circo Balão Magico, presente na cidade onde atualmente resido, Frutal. Planejei toda a semana ir e me deliciar com as apresentações.

Quando criança, eu sempre ia juntamente com o meu avô Jorge, aos circos que se 
estabeleciam temporariamente em minha cidade natal. Eu me divertia tanto, principalmente com os palhaços.

No dia em que fui, presenciei, pode-se dizer, um filme ação ao vivo. Mulheres suspensas por cordas. Crianças elásticas. Homem-Aranha escalando escada. Homem se equilibrando em uma corda fina, com vendas. E assisti o temível Globo da Morte.

Foi um mix de surpresa, e pelos arrepiados. O que estas pessoas do Circo fazem é digno de um filme. É magnifico. Mas notei algumas diferenças de quando eu era criança e ia neste tipo de entretenimento.


Na minha época os palhaços nos faziam rir, sem falar (viva Charlie Chaplin). Hoje os palhaços falam, até demais. É incômodo.

Os circos não tinham um Camaro Amarelo para divulgar pela cidade o nome do Circo. No máximo existia uma lambreta nas ruas com um microfone “fuleira” anunciando o Circo itinerante.

Antigamente não existia cachorro-quente, batata-frita, e nem chaveiros a venda (Sim, eu tirei uma foto com meu namorado porque pediram. Pensei comigo: “ahhh, devem ter um site que depois disponibilizam”. Mas não, um vendedor chegou até nós em um horário de intervalo, com um chaveiro, com nossas fotos... em menos de 20 minutos, nos vendendo a 6 dilmas. Fiquei chocada. E amei, mas não comprei). Antes tudo era muito simples e não menos cativante.






Enfim diferenças foram percebidas. Com o espetáculo me interessei por escrever esta matéria de uma forma a tirar algumas curiosidades minhas, e dos meus leitores. Conversei com um dos malabaristas do Circo, Maikon-O Homem Aranha, que tirou algumas dúvidas minhas e que agora lhes apresento.


  1.     Qual a história do Balão Mágico?
       “O circo balão mágico vem de uma família tradicional circense. No começo por volta de 1970 se chamava Circo do Linguiça. Com direção de Tarciso do Carmo vieira e Luiz Vieira Netto.
       Onde as atrações principais eram peças teatrais e o show do Palhaço Linguiça, com sua guitarra maluca.
      Na década de 70 com a música sertaneja ganhando espaço nacional as duplas passaram a se apresentar em circos, e pelo Circo do Linguiça apresentaram-se duplas de Renome nacional como: Milionário E José Rico, Theodoro E Sampaio, Chitãozinho E Xororó entre outros.
         Com a direção de Juvenal Thiago Borges e Rose Vieira Borges em 02 de julho de 1992 nasceu o "Circo balão mágico". As peças teatrais e os shows sertanejos deram espaço às atrações arriscadas como o trapézio, pendulo espacial, incrível globo da morte e também a alegria dos palhaços”.

     2.     Qual e média diária em horas de treino dos artistas?
      Em média de 2 horas.

3.     Com a sua renda, você consegue viver bem?
      Sim, dá para viver bem. Graças a Deus.

4.     Existe muita diferença entre os salários dos artistas?
      Varia de acordo com o grau de dificuldade de cada modalidade.

       Neste momento aparece a filha de Maikon correndo... e eu noto que ela se apresentou e a pergunto.

     5.     Qual o seu nome?
            Isis Jhuly

     6. Você pretende continuar trabalhando no circo? Se não, você tem vontade de seguir outra carreira?
         Eu tenho vontade de só trabalhar em circo. Mas caso um dia eu parar, eu gostaria de cursar medicina.

     Assim continuo a entrevista.

    7.     Nossa, sua filha é muito pequena.  Como você faz com os estudos dela?
       Existe um projeto de lei no Brasil (segundo pesquisas é a lei 3543/12, proposta do então deputado Tiririca, que obriga as escolas publicas e particulares a garantirem vaga aos filhos de profissionais da área circense)
         Assim, onde nós estabelecemos, levamos os documentos da Isis e a matriculamos na escola mais próxima do Circo.

    8.     No circo existem artistas de outras nacionalidades?
          Sim, inclusive aqui no Circo temos russos, colombianos, argentinos, chilenos.

    9.     E este trabalho circense, é hereditária?
             Existe muito hereditariedade na nossa área. Inclusive aqui no Circo, a minha família trabalha no Balão Magico.

      Para os curiosos de plantão, de querem saber mais da história do Circo, acesse este link do mundo estranho: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-origem-do-circo

      POR FIMMMM, indico 3 filmes circenses. O primeiro é o filme de Charlie Chaplin,” O Circo”, que está disponível no Youtube. O segundo é o filme nacional “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello. O terceiro e último é o “Agua para Elefantes”, que contêm a atuação de Reese Witherspoon e Robert Pattinson.

You Might Also Like

0 comentários