DESATIVEI MEU INSTAGRAM

10:28:00

Crédito: Giphy

Estou vivendo um período em que tento me manter focada nas coisas que, realmente, possuem potencial para mudar a minha vida. No meio dos meus planos, estão as redes sociais, como o Instagram, que acabam sugando a atenção. O Instagram é uma rede visual, uma rede de contatos, de divulgação de serviços, de auto promoção, enfim, o que não falta é a criatividade das pessoas para utilizar suas multifacetas.

Se não me engano, comecei a utiliza-lo em 2012, há 7 anos. A câmera do meu celular era terrível, com baixa qualidade e nem flash tinha. Mesmo assim, já me aventurava nos cliques. Na época, o maior número de likes que eu já tinha visto em alguma foto, era de 30. O aplicativo era algo leve, divertido, um local para montar um álbum dos seus melhores momentos. Aliás, poucos dos meus amigos possuíam o aplicativo.

No meu Instagram estavam: pessoas queridas, amigos, influencers, um monte de gente que eu nem conheço mas seguia ou eram interessantes ou eram bonitos, o meu feed, minhas fotos, minhas ideias, enfim, o meu mundinho e o mundinho dos outros. O problema é que esse mundinho vicia. Esse mundinho toma seu tempo. Esse mundinho é fútil. Esse mundinho faz você se sentir mal por não ser tão bonita quanto o outro. Esse mundinho nem sempre reage como você espera e as frustrações surgem. Esse mundinho quebra suas expectativas. Esse mundinho te suga tanto e te devolve tão pouco, recheado de grandeza vazia.

Eu perdia horas assistindo vídeos de gatinhos engraçados, curtindo perfis de meninas com corpos esculpidos pelo photoshop, acompanhando a vida de famosos que viviam viajando, filmando tudo com a maior naturalidade do mundo, ficava stalkeando pessoas que não mudavam em nada a minha medíocre e simples vida, além de, estar sempre tentando tirar as melhores fotos para ter o maior número de likes. Um coração nunca foi tão mendigado para uma satisfação tão mal resolvida.

Essa era a minha vida no Instagram e, eu sei que se assemelha à vida de milhares de pessoas também -  existem até aquelas pessoas que chegam ao ponto de arquivar fotos que não têm mais de 200 likes. Perdia tempo, perdia meu foco, confundia minhas prioridades, confundia valores, fui me afundando e quando via, eram 3hrs da manhã e no outro dia tinha que acordar cedo para fazer algo de relevante na minha vida e não conseguia pelo sono que atormentava.

Quando eu desativei, muitas pessoas chegaram até a mim – e chegam ainda, e me questionavam: “mas por que você desativou o instagram? É tão bom. Você vai ficar alienada das coisas”. Como se eu precisasse saber que a Anitta está dando mais uma das suas festas na sua mansão, rebolando a raba com o Nego do Borel e a Jojo Todynho. Não sou hipócrita de negar que fico de fora de muita coisa, mas me considero bem informada por meio do meu twitter e realizando pesquisas diárias em vários sites. Quanto ao resto das “informações” que não tenho acesso, me sinto uma “desinformada plena”.

Ao desativar o instagram, eu vi que me libertei de viver em função do mesmo. Por exemplo, eu sempre amei fotografia, mas eu não estava tirando foto pelo prazer de tirar, de estudar a luz, de estudar o ângulo e ter o clique, mas sim para postar e ser reconhecida. O mesmo acontecia com os meus momentos, tanto individuais quanto em grupo. Eu postava para ter reconhecimento do quão divertida e descolada eu sou. 

Quanto aos seguidores, a percepção foi de não perpetuar a minha curiosidade. Parei de saber da vida dos outros e me reservo a surpresa do saber pelos diálogos, que sempre são marcados pela frase: “Como você não sabe? Eu postei no Instagram!”- já me acostumei. Além de não saber das futilidades dos famosos (que era viciada), que sempre pintam em alguma outra rede, então continuo sabendo até daquilo que não quero saber.

Nos tornamos, me incluo nessa, em uma sociedade que vive pautada no reconhecimento e não sabemos lidar com rejeições e críticas. Os outros são vistos para aumentar nossa estima, se for para o contrário, não nos serve. Postamos para ter e não mais expor o que é bacana para nós. Desativar o instagram foi uma das melhores coisas que eu já fiz recentemente. 


Esse vídeo da Lili Prata, expressa bastante este meu pensamento. Aliás, fica a dica dos outros vídeos dessa maravilhosa, que fala bastante sobre as questões existenciais. Ah, e antes que falem alguma coisa, NÃO, ISSO NÃO É UM TEXTO PATROCINADO.



You Might Also Like

0 comentários