FÉRIAS, A REALIDADE E A EXPECTATIVA

17:17:00

A queridinha de todos os anos chegou. Muito obrigada por me acompanhar sempre, em todos os anos de minha vida, férias. Mas tenho que admitir, todos nós te subestimamos. Digo nós, e quero dizer, principalmente os estudantes. Aqueles que estudam fora de casa, e nesta época voltam ao seu lar para descansar.

Imaginamos nossas férias com um sossego imenso, e acreditamos que a nossa rotina será a mesma daquela que vivemos em nossas outras casas, nas cidades das faculdades. Mas com um pouco mais de charme e elegância.

Quando estamos fora de casa, montamos nossos próprios horários, nos organizamos como achamos de melhor conveniência, saímos e voltamos a hora que queremos, além de comermos e bebemos o que o estômago e o fígado aguentam, respectivamente.



Com a chegada das férias, esperamos viajar para lugares novos, conhecer novas pessoas, sair para se divertir. Planos não faltam. Mas quando voltamos para nossas famílias, tudo isto muda de figura. Começamos então a viver a expectativa e a realidade das férias.

EXPECTATIVA


 Você colocará em pratica suas técnicas culinárias que aprendeu com amigos, ou na internet. 

 REALIDADE 



Sua mãe chega em casa, dizendo que está tudo errado. Para você abaixar a chama do fogo que queimará a panela, além de que você está fazendo bagunça e sujeira demais. Master Chef feelings, vai ralo a baixo.

 EXPECTATIVA


Você programa com seus amigos idas a barzinhos e baladas. Bebedeiras até altas horas estão incluídas no cardápio. E se andar bêbado na rua for consequência, que seja.

REALIDADE



Sua mãe deixou em segredo. Mas está é a nova aquisição dela. Vinda diretamente do Harry Potter , ele doou a ela, já que está curtindo sua aposentadoria. Tudo isso para ir te buscar na balada meia noite e meia. Porque este é o horário que ela pensa, ou finge que acredita, que você chega em casa, quando está fora. Já aproveita que a vassoura é multifuncionall, quando você chega em casa, já tem que dar uma limpada no seu quarto, porque “está uma bagunça”.

EXPECTATIVA


Você pretende gozar conhecimento, lendo vários livros e consequentemente aumentar seu Q.I. Isto tudo também para que tenha mais embasamento, para futuros debates e conversas.

REALIDADE


O sofá é a capa do seu livro favorito, enfiada na sua cara. Nas férias, você saberá sobre a textura de todos os tecidos de sofás, poltronas, cadeiras...enfim, locais que parecem confortáveis e prontos para um cochilo; se sua mãe não te acordar, até você cair no sono.

EXPECTATIVA


Dormir, dormir e dormir.

REALIDADE


Sono, será para os fortes. Sua mãe te acordará de manhã e dirá que você tem algo pra fazer. Tipo, lavar o arroz, tirar a roupa do varal, lavar a louça, tirar o lixo do banheiro, arrumar a mesa; e mais uma lista inacabável.

EXPECTATIVA


Casa limpa e cheirosa, toda semana. E sem nenhum esforço.

REALIDADE

MAMÃE TE ACORDA ABRINDO A JANELA, já deixando o balde de limpeza do lado da sua cama e batendo panela. PORQUE TODO DIA É DIA DE: LIMPEZA.

EXPECTATIVA



Curtir um cineminha é um fator importante nas férias. Se tiver pipoca e Coca-Cola melhor ainda. Mas, as férias vêm mais uma vez te trolar.

REALIDADE


Na real, você terá sorte se conseguir assistir ao filme que quer, pois as filas são intermináveis. E se arrumar o ingresso para o filme que tanto quer ver, normalmente, você fará parte dos que sairão da sala com torcicolo, pois ficará na primeira fileira. E ainda terá de escutar conversas alheias e ver pirralhos passando na sua frente toda hora. 

EXPECTATIVA



Viajar. Com muita chuva ou pouco sol. A estrada te espera. Disney? Buenos Aires? Tour pela Europa? O mundo te espera; em tese.

REALIDADE


Aquela casa dos seus primos ou da sua avó, no interior, em São Joaquim da Barra, te espera. Nada de novo.  A prole de primos reunida para conversar, as tias solteiras pra reclamar, e tios que adoram jogar baralho, estão lá para isso .Detalhe, pode ser um pouco desastroso.

Por fim, concluo que as férias são uma eterna: RÁÁÁ!. RÁÁÁ? Sim, uma RÁÁÁ.



You Might Also Like

0 comentários